Público-alvo: Alunos Do 1º Ano - C
Período: 2 semanas (durante o mês de Agosto)
Justificativa:
Na fase de alfabetização , as crianças passam por transições em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos e instintos, com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Por isso a importância de se trabalhar o Folclore.
Folclore é como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc.
Essas peças é que formam o jogo chamado cultura. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo geral:
• Conhecer as diferentes manifestações do folclore brasileiro;
Objetivos específicos:
• Conhecer as lendas, parlendas, cantigas, brinquedos, brincadeiras e músicas do folclore brasileiro;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Incentivar a leitura;
• Estimular o raciocínio e a atenção;
• Desenvolver o gosto por músicas e brincadeiras próprias do folclore;
Conteúdos englobados:
• Linguagem: através de músicas, jogos, lendas e parlendas relacionadas ao tema;
• Matemática: através das brincadeiras;
• Artes: Pinturas e desenhos e dobraduras relacionados ao tema;
• Linguagem corporal: Através das brincadeiras no parquinho e das músicas;
Dicas de Desenvolvimento:
• Contar lendas do folclore (Saci, Mula sem cabeça, Iara, Negrinho do pastoreio, Curupira...);
• Cantar músicas do folclore (escravos de Jó, borboletinha...);
• Ensinar brincadeiras (amarelinha, roda, pular corda, soltar pipa e pião) que fazem parte do folclore;
• Montar cartazes com lendas e parlendas do folclore;
• Fazer atividades com dobraduras sobre o folclore;
Culminância
• Exposição com os trabalhos dos alunos sobre o folclore e apresentação dos alunos;
• A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário